top of page

Degustação de Vinho: Quais passos devo seguir para degustar um vinho?



Degustar o vinho é a forma de colocar em prática o que foi aprendido na teoria. Cada variedade de uva tem suas particularidades; cada terroir (conjunto de fatores relacionados ao cultivo da videira), suas características; cada rótulo, seus detalhes de produção. E tudo isso se expressa sob diferentes formas no vinho, seja na coloração observada, no aroma desprendido, na nota saboreada.

Se você quer aprender a degustar, comece agora: compre o vinho que puder e pegue papel em branco e caneta. Basicamente, a degustação de vinho segue a ordem: análise visual, análise olfativa e análise gustativa. Caso você tenha mais de 1 vinho para degustar, siga a seguinte ordenação, inicie com os espumantes, seguindo com os brancos, rosés, tintos e, por fim, os de sobremesa. Coloque pouco volume na taça (cerca de 75 ml) e comece as análises:

1ª) Análise visual

Utilize seus olhos como principal instrumento de análise, e assim, observe o vinho com atenção. De preferência, em um fundo branco e em ambiente iluminado, incline a taça e dedique-se a descrever a coloração e tonalidade da bebida. Perceba se há diferença de intensidade da cor entre a borda e o centro do vinho. Depois, gire levemente a taça e perceba se ele é viscoso ou não, se produz muitas lágrimas ou poucas. Não esqueça de tomar notas.

2ª) Análise olfativa

Nesta etapa, se esforce para trazer à tona suas memórias de cheiros. Primeiro, aspire sem girar a taça, perceba quais aromas estão por ali. Depois, gire a taça e aspire novamente. Tente novamente identificar. Agora gire a taça e passe mais tempo cheirando o vinho nas diferentes porções do bojo. Aqui, você entra em contato com os aromas primários, secundários e terciários do vinho, que advém, respectivamente, da variedade da uva, da elaboração do vinho, e do seu processo de envelhecimento. Continue tomando notas. Como observação, é muito importante sentir o cheiro de tudo o que é possível para assim criar uma biblioteca de aromas para as degustações, pois não é possível identificar algo com o qual nunca se entrou em contato.

3ª) Análise gustativa

Agora, prove o vinho dando um grande gole. Passe o líquido por todas as porções da língua. Atente-se a 5 pontos principais: doçura, acidez, taninos, álcool e corpo. Engula e classifique o retrogosto. Tome notas de tudo o que conseguir identificar – e também o que não conseguir, pois degustação é treino!

E para realizar uma avaliação completa, conclua suas experiências e percepções e sobre o vinho. Reúna todas as notas tomadas e determine uma escala de pontuação, se quiser. Registre as informações do rótulo, assim como a data da degustação. Descreva tudo o que sentiu e identificou. Relate também as dificuldades. Por fim, emita sua opinião sobre o vinho que resuma o que você degustou, e assim, vá criando um caderno pessoal de degustação.


O mais importante: nas degustações de vinho, é possível identificar de tudo, por isso não se acanhe caso você identifique cheiro de gasolina ou de pimentão verde, por exemplo. As variedades de uvas e os demais alimentos e materiais compartilham entre si moléculas químicas aromáticas, o que significa que sim, você pode reconhecer aroma de cereja em um rótulo varietal da uva Pinot Noir, por exemplo, assim como, estranhamente, se deparar com cheiro de xixi de gato em um rótulo da Sauvignon Blanc.


Para que você ganhe mais experiência em degustações, saiba que ser orientado por um profissional do vinho é fundamental. Nas Palestras & Degustações do Wine in Búzios, você terá a oportunidade de participar de degustações guiadas por Sommeliers de renome no mercado e ainda poder apreciar diversos rótulos nacionais e internacionais. Confira os palestrantes já confirmados:


Dia 10 de junho - Vinhos Puristas: Palestra e Degustação com Juliano Carraro, da renomada vinícola Lidio Carraro;


Dia 15 de junho - Vinícola Carmim: Palestra e Degustação com a Sommelière Michelle Louise;


Dia 16 de junho - Vinhos Chilenos da Vinícola Lapostolle: Palestra e Degustação com a Sommelière Kézia Giugni; Queijos & Vinhos: Palestra e Degustação com o Melhor Sommelier do Brasil Wallace Neves.

Independentemente do seu nível de conhecimento, não perca esta experiência, afinal, cada degustação é única, ainda mais aprendendo na prática com quem realmente entende do assunto. E o melhor: tudo isso no balneário mais charmoso do Brasil, com cenário de praias paradisíacas!


Compre seus ingressos aqui e garanta sua presença nas Palestras & Degustações mais aguardadas do ano!

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page