top of page

Os segredos da harmonização entre vinho e comida


Você sabia que existe um tipo de vinho conhecido como "vinho gastronômico"? E não, não se trata do vinho utilizado nas receitas culinárias. O vinho gastronômico é aquele que se torna ainda mais especial quando degustado junto com um prato de comida. Por outro lado, quando consumido sozinho, ele pode não oferecer uma experiência tão rica.


Sendo assim, como identificar quando uma combinação entre vinho e comida fica melhor do que os dois individualmente? Para escolher o vinho ideal para combinar com o prato, é importante entender os princípios da harmonização entre vinho e comida. A harmonização entre vinho e comida é um dos principais focos da enogastronomia, uma vertente da gastronomia que se dedica a combinar vinho e comida. A escolha de um vinho e de um prato deve seguir o princípio básico do equilíbrio, em que tanto o vinho quanto a comida devem se destacar e brilhar juntos.

Para alcançar o equilíbrio ideal, existem duas formas principais de harmonização: a harmonização por similaridade (ou semelhança) e a harmonização por contraste (ou contraposição). A harmonização por similaridade é quando se procura um ponto em comum entre a bebida e o prato, que é então exaltado. Por exemplo, um vinho branco é uma ótima opção para acompanhar frutos do mar, já que sua leveza e frescor combinam perfeitamente com os sabores suaves do prato. Por outro lado, um churrasco combina bem com um vinho tinto encorpado, que possui sabores mais intensos e fortes.

Por sua vez, a harmonização por contraste busca ressaltar os componentes opostos no vinho e na comida. Por exemplo, um vinho de sobremesa pode ser combinado com queijo gorgonzola, já que o dulçor do vinho contrasta com o gosto salgado e intenso do queijo. Da mesma forma, um espumante pode ser uma ótima escolha para acompanhar uma feijoada, já que suas borbulhas e acidez contrastam com a gordura do prato e ajudam a limpar o paladar entre uma garfada e outra.


É fundamental entender as propriedades tanto do vinho quanto do alimento para encontrar a harmonização perfeita. Porém, é importante ressaltar que não existem regras rígidas na enogastronomia, apenas sugestões de combinações. O mais importante é escolher as harmonizações que mais agradam o seu paladar e proporcionam prazer.


Vale destacar também que a harmonização entre vinho e comida é uma experiência sensorial única e pessoal, que pode ser desfrutada de diversas formas. Por isso, não tenha medo de experimentar novas combinações e descobrir novos sabores..

E se você quiser desvendar novas sensações das harmonizações entre vinho e comida, convidamos você a participar dos Jantares Harmonizados do Wine in Búzios. Confira as noites já confirmadas:


12/06 - Restaurante La Gare - Jantar Harmonizado Dia dos Namorados

Na Vila da Santa Hotel Boutique & SPA, das 20h às 22h, celebre esta noite de uma forma inesquecível com este jantar de 4 serviços, acompanhados de 3 vinhos e 1 licor da importadora Grand Cru.

14/06 - Restaurante Primitivo - Jantar Harmonizado com Chef Mauro Vettori

Uma noite italiana te aguarda neste jantar de 5 serviços criado pelo chef Mauro Vettori, com condução de vinhos pela Sommelière Michelle Louise, da importadora Casa Flora. Este saboroso evento acontecerá das 20h às 22h, na Rua das Pedras, Centro de Búzios.


Desfrute de noites inesquecíveis com esta seleção cuidadosa feita especialmente para você, e descubra na prática como a harmonização pode elevar ainda mais a sua experiência gastronômica!

Clique aqui e garanta sua reserva.

16 visualizações0 comentário
bottom of page